Cada um partiu do seu continente de origem. Baltazar partiu de África e levou ao menino mirra, um presente oferecido aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos.O presente do Rei Gaspar, que partiu da Índia, foi incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados para aromatizar ambientes e representam a fé. Melchior ou Belchior seguiu da Europa e levou ouro. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido aos deuses.
Na nossa região aproxima-se do final o “Cantar as Janeiras”, que se realiza de 24 de Dezembro, véspera do nascimento de Jesus, até hoje, dia em que os reis Magos o encontraram.
Durante os festejos, os grupos de “Reiseiros”, caminhando e cantando pelas ruas das localidades, levam a mensagem de “Boas Festas”. As famílias que os recebem, retribuem com comida ou bebida aos elementos do grupo.
É tradição popular portuguesa que comemoramos no Centro Escolar.
Ontem foi dia de recebermos o grupo de “Reiseiros” do Lar /Centro de Dia da Venda Nova, iniciamos a preparação das coroas para os alunos, pesquisamos sobre a lenda do “Bolo Rei” e fizemos a sua confecção artesanal.
Hoje foram concluídas as coroas, dramatizada a “História dos Reis Magos”, entoadas canções sobre esta quadra e saboreado o “Bolo Rei”!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.